Count Live

Familia Linux

CreativeLinux®

sábado, 30 de outubro de 2010

Ubuntu substituirá ambiente do Gnome pela interface Unity

Ter, 26 Out, 10h18


Discordância de estilos levou Canonical a criar próprio ambiente gráfico, baseado no Unity já usado em netbooks.


Aylons Hazzud


O próximo Ubuntu deve passar por uma plástica radical e adotar no desktop o visual Unity, que até agora estava restrito aos netbooks. A decisão foi anunciada ontem por Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, e é uma ruptura com o projeto Gnome, base do ambiente gráfico do Ubuntu desde seu lançamento em 2004 até a versão atual.

Embora o Gnome Shell, ambiente gráfico do Gnome, deva ser substituído pelo Unity na versão 11.04, a Canonical assegura que toda a estrutura do Ubuntu continuará sendo Gnome . Isso significa que aplicativos Gnome continuarão funcionando normalmente, e que o sistema será otimizado para rodar Gnome mais rápido. Somente a casca será alterado.

A decisão pelo Unity, apesar de surpreendente, não é repentina. As queixas da Canonical quanto ao Gnome Shell não são novas e o gerente de comunidade, Jono Bacon, já havia dito que a decisão de usá-lo ou não seria divulgada na conferência de programadores do Ubuntu, o que de fato ocorreu ontem. Aparentemente, a discórdia entre as equipes do Gnome e Ubuntu foi irreconciliável, e a Canonical resolveu seguir seu próprio projeto gráfico.

Aparentemente, a briga foi feia, já que a Canonical adotará o Unity mesmo sabendo que o Gnome está às portas de um reprojeto total. A versão 3.0 do ambiente está programada para vir à luz em dezembro deste ano e foi em grande parte reescrita, possivelmente resolvendo grande parte das queixas.

O ambiente Unity, que será usado de base para a nova interface, também não está livre de polêmicas. A última versão para netbooks do Ubuntu foi rejeitada até por fabricantes de PCs , e um dos problemas relatados é a lentidão do Unity. E como este ambiente foi projetado originalmente para netbooks, será preciso adaptá-lo para as telas grandes em um curto prazo – a próxima versão, Natty Narwhal, deve ser liberada em abril de 2011.

Entre as vantagens do Unity estão o melhor aproveitamento da tela e suporte a telas de toque (touchscreen) direto de fábrica. Mas tudo isto é muito mais útil em um tablet ou netbook que em um computador com tela grande, o que denuncia a origem do ambiente gráfico e levanta dúvidas quanto ao futuro dele no desktop.
_________________________________________________________
Fonte:                             Postado por: ByCappa

Nenhum comentário:

Postar um comentário