Embora o lançamento esteja previsto apenas para 2011, a AMD mostra mais detalhes de seu novo processador, o AMD Fusion.
Quem acompanha o blog já está por dentro das primeiras  novidades que a AMD está preparando em seu mais novo processador, o AMD Fusion.  Embora o lançamento desse componente esteja previsto apenas para o ano  de 2011, a empresa liberou mais algumas novidades que possivelmente  estarão presentes no processador. Também conhecido como Llano, o AMD Fusion é uma versão melhorada no  processador Phenom II, comercializado no mercado atualmente. Além de  maior velocidade de processamento, o novo processador traz  características que estão presentes graças à compra da ATI pela AMD. Parece que o ano de 2011 vai ser movimentado no mercado de processadores. Então, confira o que vem por aí com o AMD Fusion.
Recapitulando
 Antes de mostrar as novidades fresquinhas do AMD Fusion, é bom relembrar  o que já foi falado a respeito do novo processador. Para começar, a  característica principal do componente, que também dá origem ao seu  nome: unir CPU E GPU, formando o que está sendo chamado de APU (Accelerated Processor Unit).CPU e GPU, qual a diferença?
É muito comum ver usuários confusos quanto às diferenças entre CPU e  GPU. Para entender bem como o Fusion funcionará, é preciso ter essa  diferença bem clara. CPU é a abreviação para Central Processing Unit (unidade central de processamento). 
Em poucas palavras, a CPU é a responsável por processar praticamente  todas as informações do computador. Seria como o cérebro humano, que  controla cada movimento do corpo, desde os mais complexos até os mais  simples.
GPU, por sua vez, é abreviação de Graphics Processing Unit  (Unidade de processamento gráfico). Ou seja, ela é a responsável por  todo o processamento gráfico e visual em computadores e video games.
Continuando...
Como você já deve estar imaginando, o Fusion trará em uma mesma peça de  silício o processador gráfico e a CPU. Com isso os usuários podem  assistir a filmes e rodar jogos 3D sem “fritar” o processador. Como já era de se esperar, o AMD Fusion promete trazer quatro núcleos de  processamento, sendo três deles voltados à CPU e um totalmente dedicado  para a GPU. Com esse esquema híbrido, o Llano promete desempenhos  excepcionais em diversas tarefas, em especial nas que necessitam de  qualidade gráfica elevada. 
O que vem por aí
Agora que você já relembrou as novidades anunciadas anteriormente pela AMD, é hora de ficar por dentro das novas promessas da empresa. O AMD Fusion promete trabalhar com velocidade superior a 3 GHz, somando os quatro núcleos. Cada um dos núcleos de CPU contará com 1 MB de memória cachê L2 e TDP entre 2,5 W e 25 W (leia aqui uma explicação simplificada sobre TDP). A AMD ainda não anunciou qual será o TDP total do processador (CPUs mais GPU). Mas, de acordo com a empresa, se os três núcleos de processamento estiverem trabalhando em sua frequência total, o TDP poderá ficar entre 10 watts e 100 watts. Esse valor pode aumentar consideravelmente com o chip gráfico, já que componentes de processamento visual são famosos por devorarem energia e gerarem muito calor. Há, no entanto, uma tecnologia que pode ajudar a diminuir o TDP. É a chamada propagação de energia por núcleo, apresentada este mês pela AMD em São Francisco, na International Solid State Circuits Conference. Com essa tecnologia, quando um núcleo não está sendo utilizado ele é desligado e a energia é então distribuída entre os demais cores do processador. Além de economizar energia, isso ajuda a diminuir a dissipação de calor do componente. O AMD Fusion traz ainda suporte nativo para o DirectX 11, da Microsoft, permitindo um desempenho gráfico superior na execução de aplicativo pesados e games de última geração. Para ajudar a entender um pouco melhor como funcionará a nova arquitetura dos processadores AMD, não deixe de conferir a imagem abaixo. Ela mostra como é o esquema dos componentes atuais e como provavelmente será o do AMD Fusion.
Entendendo o TDP
Com tanta tecnologia de processamento nova que surge, é inevitável  que os componentes do PC trabalhem cada vez mais rápido. Essa crescente  rapidez faz com que a máquina trabalhe mais e, consequentemente, produza  mais calor. Para que o calor excessivo produzido no interior do computador não  queime nem prejudique o funcionamento dos seus componentes, é necessário  haver o resfriamento deles e é este o papel destinado ao cooler. O TDP é o acrônimo de Thermal Design Power  (projeto de força térmica). Em poucas palavras, é a quantidade de  energia que o cooler precisa utilizar para dissipar o calor produzido  pelo processador. Quanto menos energia ele utilizar, maior será a  economia para o usuário. Um processador com 20 W TDP, por exemplo, significa que o cooler  precisará de pelo menos 20 W energia para resfriar o componente de  maneira aceitável, ou seja, o suficiente para que o processador não  queime. Obviamente, quanto maior o número de núcleos de um processador, maior  será o calor dissipado por ele e, como consequência, o TDP também será  maior.
O AMD Fusion é mais voltado para notebooks com uma configuração  comum, ou seja, aqueles destinados a usuários domésticos, que utilizam o  computador para tarefas simples. De acordo com a empresa AMD, haverá  também um modelo do Fusion voltado para desktops, com a mesma capacidade  de processamento dos computadores portáteis. Embora o lançamento do novo processador da AMD tivesse programado  para 2009, utilizando tecnologia de fabricação de 45nm, a empresa  resolveu adiar a colocação do componente no mercado até que a tecnologia  de 32 nm fosse concebível. Com isso é possível construir um componente  menor, mas com uma eficiência enérgica muito maior. Dessa maneira, a empresa anunciou que alguns protótipos do AMD Fusion  poderão ser vistos ainda neste ano, mas o lançamento oficial está  previsto apenas para 2011.
A ideia do Fusion é sem dúvida muito interessante, e os resultados ao  criar a APU (CPU + GPU) parecem animadores, mas por enquanto é  necessário esperar até que as primeiras unidades sejam liberadas para  testes e as primeiras impressões do produto apareçam.A AMD promete mais do que uma simples fusão entre chip gráfico e CPU. E quanto a você, usuário, o que está achando de toda essa tecnologia? Não deixe de compartilhar sua opinião aqui no blog.
**Observação.. muitos usuários INTEL se vangloriam que a INTEL é isso e aquilo, e que ela saiu na frente
No quesito tecnológico, frente a AMD isso não é verdade tudo que rola é um acordo entre ambas, em absoluto sigilo sobre uso de tecnológia, A INTEL se beneficia de uma tecnológia da AMD, que é a controlodara inclusa no Processador, e não é diferente com a VGA embutida no processador, quem anunciou em primeira mão esse tipo de Projeto foi AMD, e há de se concordar que há algo chamado patente, Sem falar que esses Processadores i3..i5..i7 não há nada de tão especial neles, e sim mais uma estratégia de marketing, da INTEL que age de forma injusta com a concorrência por isso ela sofre e ainda sofrendo, processos Judiciais e tem um monte de Leigos que defedem uma fantasia de marketing, mais quem realmente conhece de tecnológia sabe A AMD sempre se sai melhor que a INTEL, Não defendendo esse e aquele fabricante mais a injustiça impera pro lado da AMD Vemos em sites os resultados "Comprados" pela INTEL para favorecer resultados A seu Favor, vemos claramente que os resultados são favoraveis a AMD pois os PROCESSADORES AMD são Mais rápidos que os da INTEL, Mais a INTEL tem processadores bons econômicos, mais só apartir Dos Core Duo agora mesmo estou usando um CORE DUO INTEL E5300 muito econômico estavél, Muito silêncioso, Mais nada me faz Largar Meu AMD X2 5000+ Dual Core, principalmente para games Para encodificar um DVD para Divx leva aproximadamente 55 minutos, contra esse Core Duo E5300 Pois necessita de 1 hora 15 Minutos, vê-se a grande diferença que uma controladora embutida no núcleo do Processador sem contar que a AMD se beneficia da Tecnológia HT Hyper Transport...nada ver com o HT da INTEL que foi um "Fiásco" e uma baita propaganda "Enganosa" bem pessoal o negócio é pesquisar Não vá pela maioria, nem tudo que reluz é OURO! Até o próximo post.   Texto opinião: ByLorenzo
Postado por: ByLorenzo                           -           Fonte: Baixaki
Noticias que não são divulgadas pela imprensa "Allienati"
Noticias que não são divulgadas pela imprensa "Allienati"
Intel pagará à AMD US$ 1,25 bilhão em processo antitrust
Da France PresseWASHINGTON, EUA, 12 Nov 2009 (AFP) - O gigante americano dos         semicondutores Intel concordou em pagar a seu concorrente         Advanced Micro Devices a quantia de 1,25 bilhão de dólares para         encerrar um processo por prática de monopólio e patentes,         anunciaram ambas empresas nesta quinta-feira.
A Intel já havia sido condenada em maio pelas autoridades         europeias a uma multa de 1,06 bilhão de euros (cerca de 1,5         bilhão de dólares) por ter marginalizado a AMD ilegalmente do mercado.
Fonte: Globo.com
Fonte: Globo.com





 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário