Count Live

Familia Linux

CreativeLinux®

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tuquito para Linux

"Que tal criar sua própria central de controle no Ubuntu e facilitar o acesso às opções de configuração do sistema?"
Tuquito é um aplicativo muito útil para quem gosta de personalizar o visual do Linux. Isso porque ele facilita o acesso às diversas configurações do sistema, tanto de aparência quanto de redes, hardware e contas de usuário. O legal do Tuquito é que além de reunir as opções do sistema operacional em um único aplicativo ele apresenta uma interface amigável, com ícones que facilitam a identificação das funcionalidades. Além disso, o programa está totalmente traduzido para o português, o que torna ainda mais simples sua utilização.

Como instalar

Não há muito segredo na instalação do Tuquito, e ela pode ser feita de duas maneiras distintas. A primeira delas é através do botão “Clique para baixar”, o qual permite o download de um arquivo no formato DEB.
A outra forma de instalar o Tuquito é através de comandos no Terminal. Para quem prefere utilizar a linha de comando para fazer a instalação, seguem abaixo os comandos necessários para adicionar o programa à sua lista de aplicativos.

$ sudo add-apt-repository ppa:paquetes-tuquito/universal
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install tuquito-control-center

Utilizando o programa
Fazer uso do Tuquito é tão simples quanto realizar sua instalação. Como citado anteriormente, a interface do programa é bem intuitiva, dividida em duas partes principais. A coluna à esquerda traz as categorias nas quais as configurações estão agrupadas.
À direita o usuário consegue visualizar e ter acesso às opções do sistema. Com apenas dois cliques é possível abrir qualquer janela de configuração do Ubuntu. Além disso, um pequeno botão, o “Editar itens”, permite que o usuário personalize os itens a serem exibidos quando as categorias forem acessadas. Ou seja, além de personalizar o sistema em si, é possível deixar o próprio Tuquito com o visual que você quiser. Uma ótima maneira de reunir as diversas opções do sistema em um só aplicativo.

Postado por: ByCappa      -      Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário